Dermatologia Clínica | Cirurgia Dermatológica | Cirurgia Micrográfica de Mohs


CRM 112.006 RQE 35.642


Dermatoscopia Digital e Mapeamento Corporal
O que é dermatoscopia?
Dermatoscopia é método diagnóstico não invasivo que utiliza lentes de aumento e iluminação apropriada, com ou sem auxílio de meios de contato para diminuir a refração da luz quando incide na pele. Isto permite a observação de estruturas na profundidade da pele, impossíveis de serem vistas a olho nu.
É necessária a utilização de algum equipamento?
Pode ser realizada por diversos equipamentos, sendo o dermatoscópio portátil o mais utilizado, que em geral oferece um aumento de 10 vezes. Há equipamentos específicos que geram maiores aumentos, por volta de 70 vezes.
Para que serve?
É exame extremamente útil para o diagnóstico de diversos tipos de câncer de pele e, principalmente, por auxiliar na diferenciação entre as pintas benignas e o melanoma, um dos tipos mais agressivos de câncer.
Qual é a utilidade da dermatoscopia digital?
Muitas vezes, mesmo com auxílio do dermatoscópio, a diferenciação entre as lesões benignas e malignas é impossível. Quando é este o caso, a dermatoscopia digital torna-se extremamente importante, pois permite o registro das imagens, que podem ser comparadas ao longo do tempo. Observando-se as eventuais mudanças nas características da pinta fotografada, muitas vezes com auxílio de softwares específicos para este fim, aumentamos as chances de diagnosticar melanomas em fases iniciais, com maiores chances de cura.
O que é mapeamento corporal?
Mapeamento corporal nada mais é do que a dermatoscopia digital associada a fotografias digitais de todo o corpo.
Para que serve?
Para identificação de novas pintas ou alterações nas pintas antigas.

Mapeamento
Dermatoscopia Digital
Exemplo de mapeamento e dermatoscopia digital de um melanoma